Esta casa senhorial datada do século XV, possui uma torre construída nos anos 40, exemplo de formas medievais para a histórica família dos Viscondes Botelhos.
Acrescenta-se ainda, que esta propriedade possui uma enorme beleza paisagística.
Considerado como ex-libris, o farol foi construído em 1957, possui uma torre com 14 metros, que serve de guia aos navegantes. A vista panorâmica sobre o mar, quer sobre a freguesia é excelente.
Esta Ermida situa-se nas Grotas Fundas foi datada no século XVIII. No seu interior encontra-se um alto relevo dedicado à Virgem, oriundo do mesmo século.
Ao longo de toda a freguesia existe um numero considerável de Fontanários, hoje em dia já inutilizáveis, mas outrora fora de estrema importância para todas as pessoas da Freguesia.
Os Fontanários em outros tempos foram um palco de muitas peripécias. Antigamente as pessoas como não tinham água canalizada em casa, viam-se obrigadas ir aos Fontanários buscar água para as mais diversas necessidades. Essa água era transportada por Talhões. Talhões esses que normalmente eram transportados pelas moças da freguesia vistos que as mães estavam nos afazeres da casa. Enquanto esperavam pela sua vez para encher o Talhão aproveitava-se para colocar as conversas em dia (enrredo), os rapazes para namoriscar as raparigas e para alegrar o dia cantava-se.
Este templo datado no século XV foi dedicado à Nossa Senhor Da Piedade que com o filho morto, Nossa Senhora carregou-o nos braços e juntamente com os discípulos levou-o até ao sepulcro.
No seu interior, dá-se relevância às talhas dos altares do santíssimo sacramento e de Santo António datadas dos séculos XVII e XIII. Nos seus vitrais estão datados o século XX, e estão representados os dons o Espírito Santo, e a criação do Mundo entre outros.
No seu exterior, a igreja possui um carrilhão, composto por vinte e um sinos, único em toda a Região Autónoma dos Açores.